quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CURRÍCULO

MARIA IZABEL BORGES PEREIRA

ATIVIDADE 3.5
UNIDADE III

Um currículo resulta de escolhas que devem levar em conta não apenas "o que" deve ser ensinado e "como" deve ser ensinado, mas principalmente "porque" este conhecimento deve ser ensinado. O que levou a opção por estes e não por outros conhecimentos? Quais são os interesses que estão por trás dessas escolhas? O currículo precisa ser entendido como um processo de construção social, atravessado por relações de poder  "que fizeram e fazem com que o currículo inclua um tipo determinado de conhecimento e não do outro.
A definição curricular é um momento de grande tensão. A fundamentação racional da seleção das matérias e conteúdos do currículo é apenas uma parte do processo.
O currículo deve ser entendido como a cultura real que que surge de uma série de processos, mais que com um objetivo delimitado e estático que se podeser planejar de acordo com a realidade dos alunos.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

RELATO DE PROJETO DE TRABALHO

UNIDADE III
ATIVIDADE 3.4 

MARIA IZABEL BORGES PEREIRA

As atividades foram desenvolvidas com alunos do 5º ano, que após receberem todas as informações relacionadas ao desenvolvimento do PROJETO, foram dinamizar o conteúdo e interiorizar a aprendizagem não restringindo  ou acumulando o conteúdo, mas sim, vendo o aprendizado como um processo que ocorre de modo diferente em cada pessoa  e inserindo-o em um contexto sócio-histórico. Logo porque a aprendizagem é inserida em um meio social, com as pessoas e os instrumentos desse meio, percorrendo mĺtiplos caminhos e utilizando distintas linguagens para alcançar o aluno que ainda não se encontrou com os meio das  tecnologias.