segunda-feira, 19 de setembro de 2011

RELATOS DE SILVIO P. COSTA

MARIA IZABEL BORGES PEREIRA

UNIDADE IV
ATIVIDADE 4.3




As observações de Silvio P. Costa, em relação às pesquisas sobre as mídias-educação realizadas em escolas do ensino fundamental, enfocam as representaçõese usos como ferramentas pedagógicas, para leitura crítica, como forma de expressão de diversas mídias nas escolas públicas e particulares.
... a formação teórico-prático dos professores, a partir de, entre outros elementos, as expectativas e usos de que eles mesmos já possuem das mídias”
Hoje, vemos alunos, professores, pais, gestores e comunidade como receptores ativos e potenciais emissores de mensagens diretas através das mídias.”
O uso dos meios de comunicação como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem já faz parte da rotina dos estudantes. Porém, a escola tem de acompanhar as transformações sociais, onde estará preparada para realizar um trabalho inovador por meio das mídias disponíveis.


PLANEJANDO A PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS MULTIMÍDIA

PLANEJANDO A PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS MULTIMÍDIA

MARIA IZABEL BORGES PEREIRA
ATIVIDADE 4.4
UNIDADE IV
DADOS DA AULA
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
TEMA- TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO

O que o aluno pôde aprender?

  • Pelos trabalhos desenvolvidos, observou-se que os alunos conseguiram obter os conhecimentos necessários para assimilação quanto ao uso das mídias dentro e fora da escola.
  • O ambiente multimídia, permitiu a construção de inúmeros conceitos relativos aos conteúdos das séries iniciais.
  • O projeto trouxe atividades relacionadas a construção de conhecimentos, como utilizar a Intenet, como meio de meio de colaboração e troca de conhecimentos, criar ambiente multimídia de navegação e construir um modelo de conhecimento explicíto sobre vários temas que abrange todo o universo cultural do aluno.


  • DURAÇÃO
    duas aulas semanais

  • ESTRATÉGIA
    Realização das atividades no laboratório da escola.
  • AVALIAÇÃO

Foi observado a participação de cada aluno e o seu desenvolvimento durante a realização de cada atividade proposta ao grupo.

TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO


TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO


PRODUZINDO O RELATO MULTIMÍDIA DO SEU PROJETO PEDAGÓGICO
MARIA IZABEL BORGES PEREIRA
ATIVIDADE 4.5
UNIDADE IV

A temática do uso das tecnologias na educação é de suma importância nos dias atuais, atingindo a sociedade em geral. Se os filhos não usam as modernas tecnologias oferecidas pelo mercado, os pais ficam anciosos, por tender a achar que eles não
estão se beneficiando
da ferramenta educacional e também que estão atrasados em relação aos outros alunos que já as utilizam.
A utilização de recursos tecnológicos na escola é uma preocupação constante de alguns profissionais da área de educação, já que os equipamentos são aliados valiosos no processo do ensino aprendizagem, desde que sejam constantemente incorporados no projeto pedagógico.
A escola , na contexto da sociedade contemporânea não pode mais ser avaliada como um ambiente independente, mas sim um lugar dentro de outros espaços, interagindo-se mutuamente.
É fundamental o investimento nas tecnologias, onde professores, alunos e gestores têm acesso a informações de modo rápido e prático, facilitando o aprendizado.
Os recursos tecnologicos são armas fundamentais para tornar as aulas mais produtivas e apreciadas.

mídia - educação no contexto escolar


MÍDIA – EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR








Olá sou MARIA IZABEL BORGES PEREIRA
Navegando por Vídeos e outras Mídias


ATIVIDADE - 4.2
UNIDADE - IV


    FAMÍLIA E ESCOLA A PARCERIA QUE DEU CERTO
Ao ler a reportagem “Como formar filhos brilhantes”, observa-se que o relato da Engenheira Rosilene Spavier Simões, mostra toda a trjetória do seu filho. Da gravidez ao período escolar, onde ele aprende bastante com as viagens que fizeram junto, as inveçòes, os brinquedos que aprendeu fazer, enfim, tudo que pode ajudar seu filho quanto mãe, como; contar histórias; os programas culturais que faziam junto; estabelecer horários; cobrar regras; disciplinas e outros....


É impossível coloar à parte escola, família e sociedade, pois, se o indivíduo é aluno, filho e cidadão, ao mesmo tempo, a tarefa ensinar nào compete apenas à escola, porque o aluno aprende também através da família, dos amigos, das pessoas que ele considera significativas.
Portanto é necessário que a escola e a família se encarem como parceiros de caminhada, pois ambos são responsáveis pelo que produz, podendo reforçar a influência uma da outra. Família e escola precisam criar, através da educaçào, uma força que supera as dificuldades, construindo uma identidade própria e coletiva, atuando juntos como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando.


O maior estímulo para ter disciplina é o desejo de atingir um objetivo...
A EDUCAÇÃO
não pode ser delegaa à escola.
Aluno é transitório.
Filho é para sempre.
O QUARTO
não é lugar para fazer criança cumprir castigo.
Não se pode castigar alguém com Internet, som, vídeo Tv, etc.
(…)
A CRIANÇA
deve ser capaz de explicar, aos pais a matéria que esudou na qual será testedo.
Não pode simplesmente repetir, decorar.
Tem que aprender
(…)
PROFESSOR TEM
que ser lider.
Inspirar liderança.
Não pode apenas assinar o caderno de ponto.
(…)
Dinheiro '' a rodo” para o filho é prejudicial.
Tem que ensinar a gastar.


PALESTRA MINISTRADA PELO Dr. IÇAMI TIBA, PSIQUIATRA














MARIA IZABEL BORGES PEREIRA

UNIDADE IV
ATIVIDADE 4.3




As observações de Silvio P. Costa, em relação às pesquisas sobre as mídias-educação realizadas em escolas do ensino fundamental, enfocam as representaçõese usos como ferramentas pedagógicas, para leitura crítica, como forma de expressão de diversas mídias nas escolas públicas e particulares.
... a formação teórico-prático dos professores, a partir de, entre outros elementos, as expectativas e usos de que eles mesmos já possuem das mídias”
Hoje, vemos alunos, professores, pais, gestores e comunidade como receptores ativos e potenciais emissores de mensagens diretas através das mídias.”
O uso dos meios de comunicação como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem já faz parte da rotina dos estudantes. Porém, a escola tem de acompanhar as transformações sociais, onde estará preparada para realizar um trabalho inovador por meio das mídias disponíveis.





PLANEJANDO A PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS MULTIMÍDIA

MARIA IZABEL BORGES PEREIRA
ATIVIDADE 4.4
UNIDADE IV
DADOS DA AULA
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
TEMA- TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO

O que o aluno pôde aprender?

  • Pelos trabalhos desenvolvidos, observou-se que os alunos conseguiram obter os conhecimentos necessários para assimilação quanto ao uso das mídias dentro e fora da escola.
  • O ambiente multimídia, permitiu a construção de inúmeros conceitos relativos aos conteúdos das séries iniciais.
  • O projeto trouxe atividades relacionadas a construção de conhecimentos, como utilizar a Intenet, como meio de meio de colaboração e troca de conhecimentos, criar ambiente multimídia de navegação e construir um modelo de conhecimento explicíto sobre vários temas que abrange todo o universo cultural do aluno.


  • DURAÇÃO
    duas aulas semanais

  • ESTRATÉGIA
    Realização das atividades no laboratório da escola.
  • AVALIAÇÃO

Foi observado a participação de cada aluno e o seu desenvolvimento durante a realização de cada atividade proposta ao grupo.