sexta-feira, 20 de abril de 2012

plano de ação do serviço de orientação educacional



PLANO DE AÇÃO DO SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO MUNICÍPIO DE IRACEMA












                              
MARIA IZABEL BORGES PEREIRA
IRACEMA/RR
                         2012                                                                                                                                    


SUMÁRIO


INTRODUÇÃO.....................................................................................01
ESTUDO DE CASOS
EDUCANDO
PROFESSORES
FAMÍLIAS
GESTORES..........................................................................................02
QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR........................................................03
PERFIL DA TURMA.............................................................................04
COMPARECIMENTO..........................................................................05
FICHA DE ENCAMINHAMENTO DE ALUNOS AO SOE...........................06
RESPONSABILIDADES DOS PROFIS. ENVOLVIDOS NAS PARCERIAS........07
OFICINAS DE AUTO-ESTIMA..................................................................08
REFLEXÃO..........................................................................................09











INTRODUÇÃO



A Orientação educacional é parte de um todo, faz parte da escola que com ela interage permanentemente, assim como a própria sociedade. Para compreender o aluno, a escola, a sociedade terá que refletir sobre vários temas que não se esgote no interior de sua realidade física e pedagógica da escola, mas que assume um dado significativo se considerarmos a teia de relações que esta Instituição estabelece com a própria sociedade: ela interage com diferentes atores sociais aos quais nem sempre existe o compromisso formal com a tarefa de uma educação sistemática. A Escola envolve questões internas: pedagógicas e administrativas.  Externas: contexto social, político e econômico. Esta dimensão externa é que dá o retrato de toda a gama da Instituição da sociedade que se organiza na contextualização dos fatos que a determinam.
A aprendizagem é um processo que envolve uma multiplicidade de fatores que interferem tanto positivamente, como negativamente, na sua construção. São eles: cognitivos, afetivos, psíquicos e visibilizando a consecução do processo.
Vivemos num mundo, onde é preciso lidar com o outro, sob outra ótica: da mudança de paradigma. Assim, entende-se que é necessário, não mais reproduzir o conhecimento, mas que é necessário, não mais reproduzir o conhecimento, mas produzi-lo. Para isso é preciso pensar, aprender a interagir com o mundo.
“Segundo Heloisa Luck (1991),” planejar a Orientação Educacional implica delinear o seu sentido, os seus rumos, a sua abrangência e as perspectivas de sua atuação. “Vale dizer que esse planejamento envolve antes de tudo, uma visão global sobre a natureza da educação, da Orientação Educacional e de suas
“Possibilidades de ação.”


OBJETIVO GERAL:
·       Acompanhar o educando para que alcance o sucesso escolar nas dimensões cognitivas, afetiva e pedagógica no contexto histórico que está inserido.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·       Criar ações preventivas para facilitar o processo ensino-aprendizagem.
·       Elaborar projetos que fomentem a formação integral do aluno: liderança, inter-relação, autoconhecimento, disciplina, aprendizagem,...
·       Propor cronograma de atendimento às famílias para medidas de ações conjuntas entre escola/família.
·       Manter os gestores informados da situação dos educando e envolvê-los no processo de aprendizagem através de encontros quinzenal.
·       Elaborar relatórios da situação de risco dos educando para enviar ao Conselho Tutelar e outros...





 
ESTUDO DE CASOS


AOS EDUCANDOS:

Oferecer um plano de trabalho, onde a escola possa oferecer momento pedagógico em horário oposto inverso ao seu estudo.

- FALTAS – ter registro em ficha própria;
- RENDIMENTO – oferecer reforço em horário oposto, das disciplinas críticas;
- EMOCIONAL – encaminhar aos especialistas diagnósticos, e repassar aos professores para que fique sabendo a situação do aluno.

ÀS FAMÍLIAS:

Oferecer suporte técnico às famílias e propor medidas de acompanhamento, - o papel familiar e da escola- organizar-se para acompanhar o filho na escola.
- Propor a freqüentar grupo de auto-ajuda às famílias nas relações afetivas.




AOS GESTORES:

Mantê-los informados quanto a intervenções feitas para os educando terem sucesso na aprendizagem.

Manter atualizado em arquivos:

§  Instrumentos de registros de acompanhamentos dos educando:
§  Ficha individual do educando;
§  Ficha de entrevista com o educando;
§  Ficha de listagem dos educando por assunto;
§  Perfil de cada turma;
§  Pauta de reunião com professores, gestores e especialistas;
§  Ficha de entrevista com as famílias;
§  Ficha de atendimento individual/grupo;
§  Ficha de controle de freqüência ao reforço;
§  Ficha de encaminhamento ao Serviço de Orientação Educacional.








QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR

Caro professor,

Com o objetivo de melhorar o atendimento do Serviço de Orientação educacional de 2012, o Serviço de Orientação Educacional, solicita o preenchimento desta ficha.

1 - Os temas a serem desenvolvidos deverão ser:
(...) professor e suas relações junto aos alunos
(...) comunidade escolar
(...) relações na família

2 – Você prefere que o atendimento da turma apresentado seja:
(...) individualizado (indisciplina, acompanhamento, desempenho escolar do aluno)
(...) o atendimento coletivo, atendendo as necessidades da turma ou mesmo um trabalho preventivo.

3 - As atividades do Serviço de Orientação educacional na turma devem conter:
(...) em horário contrário por cada caso.
(...) coletivo no mesmo horário que estudam.

4 – Qual o tempo que você poderia ceder para que as atividades do Serviço de Orientação educacional acontecessem:
(...) um tempo
 (...) dois tempos
(...) sem sugestão

5 – Você permitiria a entrada do Serviço de Orientação Educacional em sua sala de aula, caso seja necessário, para observar o desempenho de um aluno;
(...) sim
(...) não
O encaminhamento do aluno e a solicitação de atividades em sala de aula ao Serviço de Orientação Educacional deverão ser feitos através de fichas próprias do Serviço de Orientação Educacional, que serão entregues sempre que for necessário.

O Serviço de Orientação Educacional desde já agradece sua atenção






GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
PREFEITURA MUNICIPAL DE IRACEMA
SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

PERFIL DA TURMA

Perfil de turma do ____ bimestre de 2012.
A     turma é composta de _____ alunos de___ a ___ anos, sendo que ____ são do sexo masculino e _____ do sexo feminino.
A turma é formada por alunos oriundos das seguintes regiões:

_______________________________________________________________________________________
São alunos beneficiados pelos programas:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Os alunos:______________,__________________,_______
São repetentes.
Os alunos:__________,________,_____

atrasados em sala de aula.
Os alunos portadores de necessidades especiais, onde e como estão sendo atendidos:
_________________________________________
____________________________________________
_____________________________________________
Os alunos que não realizam tarefas de casa são:

____________________________________________________________________________________________-
No geral, a turma, em relação à leitura, lê () sim () não () pouco, necessitando de explorar aspectos como:

_______________________________________________
N escrita o grupo evidencia as seguintes dificuldades ortográficas:
______________________________________________________________________________________( explicar cada caso)

Relacione os alunos com probabilidade de ser acompanhado, no momento:
_________,__________,_________,_____________
_________,__________,__________,____________
Qual a sua maior dificuldade em sala de aula?
______________________________________
________________________________________
A relação aluno-aluno é_________________________
A relação professor-aluno é_______________________
A relação professor-família é______________________
A relação professor-direção é_____________________
O que você espera do Serviço de orientação Educacional?_________________________________________________________________________
Observação: sempre que necessário, os alunos deverão ser encaminhados ao Serviço de Orientação Educacional através de ficha preenchida pelo professor de sala de aula.
Professor (a)______________________________
Data_____/_______/2012


GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE IRACEMA
SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

COMPARECIMENTO

Senhor pai ou responsável pelo aluno (a)______________peço o seu comparecimento URGENTE.
Neste estabelecimento de ensino no dia _____/____/__, no período,____ para tratarmos de assunto referente a seu filho (a).
Certos de seu interesse e participação SOE.
Contato pelo aluno ()
Contato por telefone () Data:_____/___/___
Quem ligou para marcar o encontro? __________
O ser humano
 Vencedor é aquele que,
Sem se sentir ultrapassado, consegue
Absorver mudanças e aperfeiçoar
Ainda mais o que ele já se acreditava
Fazendo melhor... Içami Tiba


GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
SSECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE IRACEMA
SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

FICHA DE ENCAMINHAMENTO DE ALUNOS AO SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Nome do aluno_________________________________
Data de nascimento______________________________
Idade_________ sexo _______________
Série/turma _________ Data ____/____/___
Professor (a) ___________________________________

MOTIVO DO ENCAMINHAMENTO
             () Baixo rendimento escolar
             () Problemas de indisciplina
             () Problema emocional
             () Suspeita de necessidades especiais
             () não traz material escolar
() Recusa-se a realizar as tarefas. Outros. Exemplifique__________________________________________________________________________________
() Problemas de comportamento. Exemplifique:_________________________________________________________________________________
() Problema de comportamento Exemplifique:___________________________________
() Que providências já foram tomadas para solucionar o problema de sala de aula?_____________________________________________________________________________________
Outras informações que julgue necessárias:___________________________________________________________________________________









GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE IRACEMA
SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

ASSUNTO: As responsabilidades dos profissionais envolvidos nas parcerias da aprendizagem dos educando.
A atuação do Orientador Educacional dentro da escola.
Hoje o Orientador Educacional, está atrelado no contexto mais crítico e mais reflexivo da realidade educacional.
Há um grande desafio para o Orientador Educacional, caracterizado por uma mudança radical na proposta de suas funções, que deixa de enfatizar, em primeiro lugar, a ajuda que se deve prestar ao aluno nos seus desajustes emocionais, para se fixar numa função mais política social, que se preocupa com a escola como um todo e com o compromisso que o orientador deve assumir com o momento histórico, com a formação do cidadão mais consciente, crítico e participativo.
A atuação do OE tem se voltado para ação-reflexão da prática escolar, integrando as ações educativas de forma a facilitar as relações de aprendizagem, promover a socialização do conhecimento, ampliando as possibilidades do aluno de compreender e agir no mundo como cidadão crítico e participativo, elementos necessários para a democratização da escola pública.
O SOE de alguma forma, abre espaço no sentido de garantir o direito à voz do educando, por entender que só ocorre o processo educativo a partir de uma relação na qual o aluno entra, não apenas como objeto, mas também como sujeito do processo de ensino-aprendizagem. Enquanto sujeito, ele deve ter o direito de participar ativamente do processo, tornando-se co-produtor da atividade pedagógica, bem como ter seus deveres como força geradora do seu ser como pessoa.
Participar da elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico do estabelecimento de ensino.
OBJETIVO:
§  Gerenciar as ações da proposta pedagógica com a realidade da escola

COMO PROCEDER:

§  Analisar os documentos organizacionais dos estabelecimentos de ensino.

§  Elaborar instrumentos de coleta de dados referentes ao rendimento escolar do aluno.

§  Analisar e interpretar os dados coletados.

§  Elaborar prognóstico da situação detectada e, com a ajuda de outros profissionais, trabalharem o diagnóstico.

§  Discutir o diagnóstico com professores, considerando o contexto pedagógico.

§  Executar em equipe as ações pertinentes ao Projeto Político Pedagógico.

PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

OBETIVO

ADEQUAR O CURRÍCULO A REALIDADE DO ALUNO

COMO PROCEDER
§  Reunir-se com os professores.
§  Ouvir depoimentos e sugestões.
§  Discutir adequação do currículo as necessidades do aluno.
§  Atender as ponderações da equipe.
§  Adotar outras providências, caso seja necessário.





IMPLANTAR E PROGRAMAR O SERVIÇO DE
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA ESCOLA

OBJETIVOS

§  Promover ações específicas de Orientação Educacional.
§  Facilitar o processo ensino-aprendizagem.

COMO PROCEDER
§  Entrevistar a comunidade escolar.
§  Analisar os dados coletados.
§  Diagnosticar a situação detectada.
§  Promover atividades de Orientação Educacional no PPP da escola.
§  Adotar outros procedimentos caso seja necessário.







IDENTIFICAR E ACOMPANHAR ALUNOS ATENDIDOS POR INSTITUIÇÕES

OBJETIVOS
§  Facilitar a integração dos alunos no ensino regular.
§  Subsidiar as ações do corpo docente no processo de atendimento ao a escolar.
COMO PROCEDER:
§  Buscar informações sobre a situação real do aluno.
§  Observar o aluno em ambiente escolar.
§  Discutir com os pais e professores a viabilidade de participar dos programas de assistência.
§  Entrevistar alunos e pais.
§  Realizar atendimento individual e em grupo.
§  Acompanhar a desempenho escolar do aluno.










IDENTIFICAR OS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

OBJETIVO

§  Facilitar as relações de aprendizagem e a socialização do conhecimento.
COMO PROCEDER
Ø Elaborar diagnóstico da situação detectada.
Ø Divulgar o diagnóstico junto aos professores e pais.
Ø Coletar informações sobre índices de evasão e repetência.
Ø Promover reflexão com a direção, professores, pais e alunos sobre o processo educativo e o papel do estabelecimento de ensino.







ATENDER ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CONDUTA

OBJETIVO
Ø Facilitar o processo ensino-aprendizagem.
Ø Encaminhar alunos a atendimentos especializados.
COMO PROCEDER
Ø Identificar o aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem.
Ø Elaborar entrevista que atenda professores que atuem com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.
Ø Promover questionário próprio junto à equipe.
Ø Fornecer informações relevantes.
Ø Encaminhar os alunos a equipes especializadas.
Ø Promover ações que elevem a auto-estima e autoconceito do aluno.










ASSESSORAR A EQUIPE TÉCNICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

OBJETIVO

Ø Adequar os conteúdos, métodos e técnicas, as características de aprendizagem do aluno.

COMO PROCEDER
Ø Identificar as condições de aprendizagem do aluno.
Ø Discutir com a equipe escolar e alunos os aspectos relevantes.
Ø Sensibilizar os pais quanto à necessidade de acompanhamento dos alunos.
Ø Analisar junto aos professores métodos e técnicas mais adequadas à aprendizagem.












PROMOVER A INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO


OBJETIVO
Facilitar a participação dos pais nos trabalhos pedagógicos da escola.


COMO PROCEDER
Ø Discutir os temas a ser abordados.
Ø Sugerir reflexões sobre os temas em destaque.
Ø Viabilizar soluções para as sugestões apresentadas.
Ø Auxiliar os pais quanto à identificação de dificuldades relacionadas ao processo ensino-aprendizagem.


















GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE IRACEMA
SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

OFICINAS DE AUTO-ESTIMA

Selecionar atividades que visem à sensibilização do educando no processo escolar e ter um olhar de si mesmo frente à sua realidade onde está inserido.
O olhar e atitudes marcam nossa vida.
Nomes de pessoas
Núcleo familiar_____________ (escolher os nomes das 04 pessoas que você julga mais importantes na sua relação familiar e ao lado as qualidades que mais lhe chama atenção).
Núcleo familiar/núcleo profissional (escola)
1 -__________________/_____________________
2 - ______________/________________________
3 - _________________/_____________________
4 - ______________________/________________

Núcleo de amigos
1 -_____________________________________
2 - ____________________________________
3 - ____________________________________
4 - ____________________________________
















REFLEXÃO

Entendo por escola “de verdade” aquela que consegue com eficiência cumprir o papel de transmitir os conhecimentos necessários para facilitar ao aluno sua compreensão do mundo, com a perspectiva de transformá-lo. Maria letp milet
Não ir embora, mas sair de seus portões, ultrapassarem seus muros, para ver de perto como vive aquela comunidade. Seu modo de vida, suas dificuldades, interesses e aspirações, suas necessidades e conquistas se transformariam em elementos de importância fundamental para a organização do currículo escolar.
Nilda Alves
Regina leite Garcia
(orgs.)

CIDADANIA FAMILIAR
A família é um tipo específico de comunidade, cujo núcleo é o lar. Cada um dos seus integrantes tem seus direitos e deveres. Os pais são os provedores e educadores, e os filhos, seus dependentes, a caminho da independência.
Esta e uma missão quase divina, pois os pais partem do nada para construir cidadãos do mundo. As crianças herdam dos pais a língua, o sustento, a cultura, a ética. Os pais têm um prazo para tal construção, que é curto para eles, mas longo para os filhos.
Tiba iça mi
Educar para formar vencedores: a nova família brasileira/ iça mi Tiba – São Paulo: integrare editora, 2010.

EDUCAÇÃO DEVE VIR DE CASA?
Filhos são como navios. Os pais são os estaleiros e a escola os equipa para a vida. Por melhor que seja o porto, não foi para ali ficar ancorado que o navio foi construído. Também os filhos foram feitos para singrar os mares da vida e não para ficar eternamente à roda dos pais. QUEM AMA EDUCA

AFETIVIDADE NA ESCOOLA
“Os professores são heróis anônimos, fazem um trabalho clandestino. Eles semeiam onde ninguém vê, nos bastidores da mente, aqueles que colhem os frutos das sementes raramente se lembram da sua origem, ao labor dos que plantaram. Ser mestre é exercer um dos mais dignos papeis intelectuais da sociedade, embora um dos menos reconhecidos. Os alunos que não conseguem avaliar a importância dos seus mestres na construção da inteligência nunca conseguirão serem mestres na sinuosa da arte de viver.” (Cury, 2006 p.133)
A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influencia no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo... a presença ou ausência do afeto determina a forma com que um individuo se desenvolvera. Também determina a auto-estima das pessoas a partir da infância, pois quando uma criança recebe afeto dos outros consegue crescer e desenvolver com segurança e determinação.
Existem alguns transtornos que ocorrem devido à ausência ou pouco recebimento de afeto, onde os mais evidenciados são depressão, fobias, sumarização e ansiedade generalizada. Pessoas com recordações e experiências ruins se tornam apáticas, ou seja, pessoas que excluem a afetividade de sua vida e que se tornam frias e ausentes de emoção... A afetividade é uma sensação de extrema importância para a saúde mental de todos os seres humanos influenciarem o desenvolvimento geral, o comportamento e o desenvolvimento cognitivo.