quarta-feira, 15 de junho de 2011

Portfolio




PORTFÓLIO


Este PORTFÓLIO tem por objetivo, apresentar os trabalhos realizado no Curso – Tecnologia na Educação; ensinando e aprendendo as TICs.

'”Não existe saber mais o saber menos,
o que existe são saberes diferentes”.
Paulo Freire

QUEM SOU:

MARIA IZABEL – Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia.
Especializada em: Orientação Eeducacional e Gestão Escolar.
Atualmente estou na tutotria do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia (IFPA).

CARACTERÍSTICA:
Iniciativa; comunicação; organização; planejamentoe compromisso.


UNIDADE I

Atividade – 1.1


Na sociedade atual há pessoas com dificuldade de aprendizagem, isto é, dificuldade em aprender o que a sociedade vem exigindo, do educando.
Observa-se que essa exigência esta sendo interpretado como um crescente avanço escolar. Contudo, podemos afirmar que o tempo dedicado a aprender estende-se cada vez mais na história pessoal e social, ampliando a educação obrigatória, e impondo uma aprendizagem ao longo de toda a vida.


Atividade – 1.3

A tecnologia nos dias atuais, traz benefícios, nunca antes imaginando, que nos facilitam na execução de tarefas, por mais dificeis que aparentam ser.


ATIVIDADE – 1.4


Há vários projetos que discutem a importância do uso dos recursos audivisuais em sala de aula, pois os alunos estão cada vez mais em busca da Internet, do Vídeo-game, do DVD,dos Jogos em rede, a TV, Textos impressos, Blogs, Imagens, Textos digitais,....Com todos estes meios tecnológicos, logo as crianças estarão habituadas em um contexto em que a tecnologia computadorizada está em ação e o professor que não se adaptar, ficará para trás. A conseqência disso pode ser uma sala dismotivada e indisciplinada.


ATIVIDADE – 1.5

As tecnologias vem trazendo juntamente com os avanços da ciência mais, pesquisa diversão, relacionamento e mais intretendimento entre as pessoas que estão vinculados a modernização do século.

ATIVIDADE – 1.6

O conceito de aprender está vinculado a pratica do ensinar. Portanto, hoje as concepções sobre aprendizagem mostram que a ação de ensinar pode provocar diferentes tipos de aprendizagem.

"Como um ser que progride e evolui, o homem está onde está para que possa aprender que tem que crescer; e na medida em que consegue aprender a lição espiritual que cada circunstância lhe oferece, esta passa e cede lugar as outras."
Autor: ( James Allen )



UNIDADE II

ATIVIDADE – 2.1

Aprendemos quando descobrimos nossas dimensões de significação que antes nos escapavam, e hoje amplia o circulo de compreensão do que nos rodeia que é o navegar na Internet.


ATIVIDA DE – 2.2

Em um hipertexto uma imagem pode valer mais que mil palavras, os sistemas de hipermídia que a internet coloca a nossa disposição, são aqueles que alguns anos atrás poderia ser considerado ficção cienifica.


ATIVIDADE 2.3

O hipertexto pode ser comparado aos polimpsestos. Isto é os Polimpsestos eram manuscritos feitos antes da invenção e disseminação do uso do papel, geralmente inscritos em pergaminho, porque havia escacessz desse material, cada palimpsesto era re-escrito duas ou três vezes, mediante a raspagem do texto anterior.


ATIVIDADE 2.4

O hipertexto é ilimitado, porém isso não corresponde a uma infinidade de linguagens disponivel na tela do computador, mas a uma construção de vários significados para cada sentido que as contornam.



"O fogo nos aquece, não a fumaça. Um barco nos transporta, não o rastro que deixa no mar. Do mesmo modo, o que somos deve ser buscado nas profundezas invisíveis do nosso ser, não no reflexo externo do nosso agir. Nossa realidade íntima temos que encontrá-la na alma, princípio de todos os nossos atos."Autor: ( Thomas Merton )

2 comentários:

  1. GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
    SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS
    PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
    NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE










    GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
    SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS
    PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
    NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE







    ATIVIDADE 3.3

    UNIDADE III

    PROJETO DE TRABALHO

    Duração – 05 dias

    Tema – TECNOLOGIA INTEGRADA NO CURRÍCULO

    “ A toda hora rola uma história.
    Que é preciso estar atento.
    A todo instante rola um movimento.
    Que muda o rumo dos ventos.”

    INTODUÇÃO

    As contribuiçoes que a tecnologia traz para o desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de ensino, proporciona a integração co currículo com a intencionalidade pedagógica de desenvolver a capacidade de pensar, e aprender, interagindo com objeto de conhecimento. Dentre as contribuições que a tecnologia oferece,podemos citar: articulações entre as disciplinas.
    Entretanto vale ressaltar que a tecnologia por si só não é capaz de revolucionar e nem resolver todas os problemas da educação, mas é determinante que a mesma seja uma forte aliada na mudança de paradigms, concepções e atitudes frente as inovações pelas quais a sociedade passe atualmente a que são exigidaspela instituição de ensino.

    OBJETIVO
    GERAL:
    Abrir caminhos para uma nova aprendizagem construcionista que proporcionará a interação na aprendizagem.
    ESPECÍFICOS:

    Ser um transmissor de informações;
    Proporcionar situações de aprendizagem significativas, onde o aluno será o construtor se seu próprio conhecimento;
    Trabalhar o currículo utilizando projetos de aprendizagem;
    Atender as reais necessidades dos alunos.

    METODOLOGIA

    Tendo o aluno como foco principal:
    oportunizar o aluno a participar dos temas que fortece o aprendizado através das tecnologias.
    Aprendizado através das tecnologias, especialmente as digitais.
    Introdução as tecnologias.
    Conhecer as tecnologias na prática através dos metodos de: digitação, envial e-mail, participar dos blogs, twiter,...

    AVALIAÇÃO

    Reflexões a respeito das tecnologias, verificando o aprendizado adquirido pelo aluno no decorrer da execução do projeto.

    ResponderExcluir
  2. GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
    SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS
    PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
    NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – NTE






    ATIVIDADE 3.2

    UNIDADE III

    CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA- DA TEORIA À PRÁTICA

    A educação como espaço de socialização e a escola como um instrumento capaz de colocar as classes populares em contato com o conhecimento sistematizado ao longo da história da humanidade e em condições de enfrentar o mercado de trabalho, faz-se necessário discutir as formas de utilização, da tecnologia no mundo escolar.
    A linguagem produzida na integração entre imagens, movimentos e sons
    atrai e toma conta das gerações mais jovens, cuja comunicação resulta do encontro entre as palavras distanciando-se do livro didático, da aula teorica sem noção e da linearidade das atividades da sala de aula e da rotina escolar.
    Neste espaço deve-se criar o diáalogo entre as formas de linguagem e permitir que os alunos se expressem d3 diferentes maneiras e ações que favorecem o desenvolvimento da consciência crítica sobre a influência da mídia e respectivas estratégias direcionadas a determinados grupos sociais, num jogo complexo em que encontramos recursos para mobilizar os alunos em torno de problemáticas quando se ententa despertar-lhes o interesse para iniciar estudos sobre determinados temas.

    ResponderExcluir