TEMA – O CARNAVAL
DURAÇÃO – 05 (cinco) dias – a partir do dia 28/02
JUSTIFICATIVA
Em virtude das crianças aprendem muito cedo, através da TV, vídeos, jornais, revista e outros sobre o carnaval. Houve a necessidade de elaborar o “PROJETO OCARNAVAL DA PADRÃO,”para que houvesse maior interação, colocando em prática todo o conhecimento adiquirido através dos meios de comunicação.
OBJETIVO GERAL:
Levar a criança a interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, questionando, imaginando soluções para compreendê-lo manifestando opiniões próprias sobre os conhecimentos,adquirido sobre o carnaval, buscando informações e confrontando ideias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
- Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
- Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
- Sensibilizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
- Desenvolver o gosto pela leitura;
- Trabalhar o raciocínio e a memória;
- Desenvolver a leitura e a escrita, usando as marchinas de carnaval;
- Desenvolver a oral e a escrita;
- Estimular o gosto por músicas;
- Despertar e educar a atenção e a observação;
- Proporcionar liberdade de expressão;
- Possibilitar habilidades com as mãos;
- Trabalhar com sequência de numeração;
- Estabelecer regras para o jogo.
CONTEÚDOS:
- O carnaval;
- Linguagem oral e escrita;
- O fazer artístico;
- Apreciação musical;
- Expressividade;
- Equilibrio e coordenação;
- Número e sistema de numeração.
ESTRATÉGIAS:
- Músicas
- Poemas
- Parlendas
- Painéis
- Pesquisa
- Dança
- Desenho
- pintura
- Festa de carnaval
- Brincadeiras infantis
- Recorte e colagem
- Leitura infantil
- Cds
- Fantoches
- Máscaras
- Murais com marchinhas de carnaval
- Murais informativos
- Atividades explorando as marchinhas.
METODOLOGIA:
- Apresentação do projeto aos professores para articulação de ideias;
- Apresentação e abertura do projeto com os alunos de todas as turmas;
- Pesquisa da história do carnaval;
- Leitura das marchinhas pelos alunos;
- Interpretação oral e escrita das marchinhas;
- Atividades de montagem das músicas ou trechos de músicas trabalhadas ( fatiadas );
- Complementação de marchinhas lacunadas;
- Confecção de máscaras;
- Organização dos blocos;
- Escuta de músicas.
RECURSOS:
- Portadores textuais de diversos gêneros da musica do carnaval, fantoches, aparelho de TV e DVD;
- Papel cartão, cartolina, giz de cera, lápis de cor, tinta guache, EVA, pincel, papel 40m, papel ofício, cola, hidrocor, músicas impressas,tesouras,....
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto ocorrerá durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação da atuação dos professores, as atividades de produção escrita e oral, confecção de murais ilustrados, atividades de interpretação e outras atividades escrita, desenvolvida pelos alunos bem como a atuação de pessoas da comunidade local, considerando-se os avanços obtidos e demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final da execução do projeto.
SÍNTESE/CULMINÂNCIA:
A síntese do projeto ocorrerá com a realização de um BAILE DE CARNAVAL, para as crianças, onde estará acontecendo a escolha do REI MOMO, da RAINHA DO CARNAVAL, da mais bonita FANTASIA DE CARNAVAL. Apresentação dos BLOCOS,....
CRONOGRAMA
ATIVIDADES | DIA DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES |
Apresentação do projeto | 28/02/11 |
Pesquisa da história do carnaval | 28/02/11 |
Atividades de montagem das músicas | 01/03/11 |
Confecção de máscaras, faixas p/ rainha, rei momo,... | 02/03/11 |
Organização dos blocos | 03/03/11 |
Síntese do Projeto a partir das 15:oohoras, com a participação da comunidade local | 04/03/11 |
BIBLIOGRAFIA
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasilia: MEC/SEF, 1998.3v.:il
PINTO, G.R. E LIMA R.C.V. Alfabetização na Pré- Escola FAPI Indústria Gráfica Ltda 6a edição
FOTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário