terça-feira, 5 de julho de 2011

O CARNAVAL






TEMA – O CARNAVAL






DURAÇÃO – 05 (cinco) dias – a partir do dia 28/02



JUSTIFICATIVA

Em virtude das crianças aprendem muito cedo, através da TV, vídeos, jornais, revista e outros sobre o carnaval. Houve a necessidade de elaborar o “PROJETO OCARNAVAL DA PADRÃO,”para que houvesse maior interação, colocando em prática todo o conhecimento adiquirido através dos meios de comunicação.

OBJETIVO GERAL:

Levar a criança a interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, questionando, imaginando soluções para compreendê-lo manifestando opiniões próprias sobre os conhecimentos,adquirido sobre o carnaval, buscando informações e confrontando ideias.









OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
  • Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
  • Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
  • Sensibilizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
  • Desenvolver o gosto pela leitura;
  • Trabalhar o raciocínio e a memória;
  • Desenvolver a leitura e a escrita, usando as marchinas de carnaval;
  • Desenvolver a oral e a escrita;
  • Estimular o gosto por músicas;
  • Despertar e educar a atenção e a observação;
  • Proporcionar liberdade de expressão;
  • Possibilitar habilidades com as mãos;
  • Trabalhar com sequência de numeração;
  • Estabelecer regras para o jogo.















CONTEÚDOS:

  • O carnaval;
  • Linguagem oral e escrita;
  • O fazer artístico;
  • Apreciação musical;
  • Expressividade;
  • Equilibrio e coordenação;
  • Número e sistema de numeração.


ESTRATÉGIAS:

  • Músicas
  • Poemas
  • Parlendas
  • Painéis
  • Pesquisa
  • Dança
  • Desenho
  • pintura
  • Festa de carnaval
  • Brincadeiras infantis
  • Recorte e colagem
  • Leitura infantil
  • Cds
  • Fantoches
  • Máscaras
  • Murais com marchinhas de carnaval
  • Murais informativos
  • Atividades explorando as marchinhas.













METODOLOGIA:

  • Apresentação do projeto aos professores para articulação de ideias;
  • Apresentação e abertura do projeto com os alunos de todas as turmas;
  • Pesquisa da história do carnaval;
  • Leitura das marchinhas pelos alunos;
  • Interpretação oral e escrita das marchinhas;
  • Atividades de montagem das músicas ou trechos de músicas trabalhadas ( fatiadas );
  • Complementação de marchinhas lacunadas;
  • Confecção de máscaras;
  • Organização dos blocos;
  • Escuta de músicas.



RECURSOS:


  • Portadores textuais de diversos gêneros da musica do carnaval, fantoches, aparelho de TV e DVD;
  • Papel cartão, cartolina, giz de cera, lápis de cor, tinta guache, EVA, pincel, papel 40m, papel ofício, cola, hidrocor, músicas impressas,tesouras,....













AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto ocorrerá durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvendo a observação da atuação dos professores, as atividades de produção escrita e oral, confecção de murais ilustrados, atividades de interpretação e outras atividades escrita, desenvolvida pelos alunos bem como a atuação de pessoas da comunidade local, considerando-se os avanços obtidos e demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final da execução do projeto.





SÍNTESE/CULMINÂNCIA:

A síntese do projeto ocorrerá com a realização de um BAILE DE CARNAVAL, para as crianças, onde estará acontecendo a escolha do REI MOMO, da RAINHA DO CARNAVAL, da mais bonita FANTASIA DE CARNAVAL. Apresentação dos BLOCOS,....












CRONOGRAMA


ATIVIDADES
DIA DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Apresentação do projeto
28/02/11
Pesquisa da história do carnaval
28/02/11
Atividades de montagem das músicas
01/03/11
Confecção de máscaras, faixas p/ rainha, rei momo,...
02/03/11
Organização dos blocos
03/03/11
Síntese do Projeto a partir das 15:oohoras, com a participação da comunidade local
04/03/11




BIBLIOGRAFIA

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasilia: MEC/SEF, 1998.3v.:il
PINTO, G.R. E LIMA R.C.V. Alfabetização na Pré- Escola FAPI Indústria Gráfica Ltda 6a edição









FOTOS





Nenhum comentário:

Postar um comentário